Flores Exóticas

Flores
As flores de modo geral, sempre chamam nossa atenção pela variedade de cores, formatos e aromas, mas quando falamos de flores exóticas , percebemos que elas realmente são bem diferentes, distinguindo-se pelo tamanho – geralmente muito maiores que as comuns, forma – todos os tipos de formatos, até os mais inusitados, perfume – há perfumes fantásticos, mas também, outros que você nem vai querer chegar perto!

Por essas e outras características, vale a pena conhecer algumas das espécies mais curiosas do planeta…

A flor-cadáver é conhecida por seu perfume nada agradável! Essa flor, cujo nome científico é Amorphophallus titanum, pode atingir até três metros de altura e pesar 75 kg. Vive, em média, 40 anos, mas floresce apenas de três a quatro vezes durante toda a vida. Aqui no Brasil temos um exemplas da flor-cadáver no Centro de Arte Contemporânea  Inhotim, na cidade de Brumadinho (MG). É o único exemplar da América Latina.

Já imaginou uma orquídea com cara de macaco??? Ela existe e é bem interessante. O nome dela é drácula símia , mas pode ser chamada também de orquídea-macaco. Gostam de viver em florestas úmidas.

Lábios grandes e carnudos! Não, não é uma pessoa! É a flor-beijo , cujo nome científico é Psychotria elata. São encontradas nas florestas tropicais da Colômbia, Equador e Panamá. No seu interior nascem pequenas flores brancas que servem de alimento para beija-flores e borboletas. É uma flor ameaçada de extinção principalmente pelo desmatamento das florestas tropicais.

A flor da vitória-régia , chamada de Victoria amazonica pelos cientistas, é linda e uma das mais atraentes. Natural da Floresta Amazônica, floresce somente dois dias. Quando ela abre as suas pétalas, ao entardecer, exala um cheiro adocicado que atrai insetos. Assim que o primeiro inseto é atraído, ela fecha as pétalas, ficando trancado por toda a noiaí libera o inseto coberto de pólen. Quando amanhece, ela libera um aroma muito gostoso e só nessa hora libera o inseto, que saí de lá coberto de pólen e um pouco “tonto”.

Nos cactos , nem tudo são espinhos! Há um tipo de cacto do gênero Huernia que produzem flores maravilhosas, verdadeira obra de arte: são listradas e no interior um suculento disco de cor achocolatada.

A flor exótica chamada Tacca chantrieri tem somente uma cor: o preto, mas não por isso é menos linda! Por essa característica é chamada de “flor morcego”. Por algum tempo, pensou-se que seu aspecto sombrio atraía moscas polinizadoras, à procura de matéria orgânica em decomposição, mas na verdade ela faz autofecundação.

Curiosidade

 

A trombeta é uma flor exótica muito utilizada em tratamentos terapêuticos, como por exemplo: para combater distúrbios intestinais, tratar asma e mal de Parkinson. É encontrada em várias regiões do Brasil.