Índios Americanos

Índios AmericanosMuito antes de Cristovão Colombo descobrir a América o continente americano era habitado pelos índios. Para você ter uma ideia os historiadores relatam que no Séc. XV existiam no mínimo oito milhões de pessoas distribuídas em diferentes tribos indígenas na América.

Atualmente esse caiu significativamente por vários: doenças trazidas pelos europeus desde a colonização, matança indiscriminada para a conquista de terras, trabalho escravo, entre outros.  

Ao longo da história, todos os países da América provocaram de alguma forma a extinção de muitas tribos indígenas, mas nada foi tão marcante quanto as guerra travada contra os índios nos Estados Unidos. Neste país a perseguição foi acirrada durante anos e a violência até mesmo com mulheres e crianças foi extrema.

Riqueza Cultural

Cada tribo tem grande diversidade e riqueza cultural e é interessante conhecer as principais.

Os Mapuches se concentravam no Chile e Argentina. Falam língua Mapudungun, que em português significa “som da terra”. Assim a terra dá sentido à vida dessa tribo, isso não implica apenas o aspecto material, mas também espiritual.

Os Maias representam o grupo de povos indígenas que habitou o México e grande parte da Guatemala. Alcançaram um sofisticado grau de desenvolvimento social e econômico.

Os Incas representavam uma pequena tribo situada no Peru. A agricultura era seu ponto forte. Essas duas culturas foram destruídas após a invasão espanhola, mas muitos historiadores se interessam em estudá-las principalmente por representarem duas das culturas mais desenvolvidas entre os povos indígenas.

Para conhecer mais sobre os Maias e os Incas visite nosso especialsobre o tema.

Outro grupo indígena que habitou a região do México foram os Astecas. Eles tinham como característica o fato de possuírem um sistema primitivo de escrita em que se exprimiam ideias por meio de cenas figuradas ou simbólicas, sistema este chamado de pictográfico.

Aqui no Brasil os Guaranis representam um dos grupos indígenas mais antigos. Não possuíam linguagem escrita e sua história estava vinculada transmissão do conhecimento através da tradição oral, portanto mais difícil de ser estudada.

Pesquise mais sobre os índios brasileiros em nosso site.

Nos Estados Unidos, entre os vários grupos existentes antes da colonização, destacam-se os Apaches que na realidade é o nome dado a diversas tribos nativas daquele país e que são culturalmente relacionadas entre si. Um aspecto interessante dos apaches é que por serem grandes guerreiros e precisassem se locomover com frequência, suas tendas eram feitas de lã e gravetos, para montar e desmontar de forma rápida, portanto podiam sumir rapidamente e sem deixar vestígios.

 Curiosidade

A ONU – Organização das Nações Unidas instituiu o dia 09 de agosto com Dia Internacional do Índio, data importante para provocar reflexões a respeito das condições atuais de vida desses povos.

Decorrente das várias discussões a este respeito, a mesma organização elaborou a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas