Inglês - Shapes, Numbers, Colors

Inglês
Cada vez mais o mundo está rompendo fronteiras e a comunicação entre países está cada vez mais fácil.

É muito bacana poder conversar com um amigo que mora em outro país e trocar informações sobre a cultura e modo de vida do lugar, não é mesmo?

Por esse e outros motivos é importante pensar em estudar outro idioma e pode ter certeza: isso só vai trazer vantagens para você!

Entre as várias opções o Inglês é sempre o mais procurado como segundo idioma, por ser a língua mais falada pelo menos no mundo dos negócios e lazer. 

Observe que palavras em inglês estão por toda parte: nos vídeos games, nas músicas, na internet, etc. e, além disso, atualmente é muito comum as pessoas procurarem formação acadêmica e profissional em outros países e o inglês ajuda muito em qualquer parte do mundo. Mesmo para quem pretende ficar no país é importante saber que o mercado de trabalho, na maioria das vezes exige uma segunda língua, que geralmente é o inglês.

Será que tem uma idade certa para começar a aprender?

Especialistas afirmam que não há idade ideal para aprender uma língua e que o mais importante é verificar como esse aprendizado está ocorrendo. Neste contexto é fundamental respeitar o ritmo de cada aluno, sabendo que como todo aprendizado, leva tempo, e não adianta pular etapas.

Há um método mais eficaz para crianças?

Existem vários métodos e o que é mais importante é respeitar a faixa etária da criança. Uma criança de quatro ou cinco anos, por exemplo,  não está pronta para compreender regras gramaticais, mas pode aprender vocabulário e a pronuncia correta, sempre através de atividades lúdicas, que são as que mais facilitam o aprendizado.

Papel dos pais

Sem dúvida, em qualquer aprendizado o estímulo e participação dos pais são fundamentais e, quando se trata de aprender outro idioma não é diferente.

É importante que os pais participem desse aprendizado mostrando a importância de aprender outro idioma, mostrando interesse pelas tarefas a serem realizadas, mas com o cuidado de sempre estimular a autonomia, deixando que façam sozinhos e só pedindo ajuda quando realmente não conseguirem concluir.

Também é importante que os pais incentivem toda a iniciativa dos filhos em falar ou escrever em outro idioma, valorizando as tentativas para que tenham segurança. É lógico que é importante corrigir os erros, mas da forma adequada.

Outra forma de estimular é comprar livros e revistas em inglês, pesquisar em web sites nesta língua ou no idioma que está sendo estudado, pois isso é um tipo de treino com materiais diversificados que sempre ajuda.

Para quem tem dúvida se é fácil ou não aprender inglês, os professores são unânimes em responder: É claro que não! O principal é estudar com frequência, treinar a fala e não ter vergonha de perguntar quando tem não compreender algo.
 

Curiosidade

Possivelmente á Língua Inglesa é uma das que tem maior número de palavras, sendo que o total está estimado entre 500 mil e 1,2 milhão.