Invenções

Invenções

Máquinas e Invenções

Inventar significa criar algo que até então ninguém nunca tinha pensado. Existem pessoas, que com criatividade, força de vontade e determinação inventam novos objetos e aparelhos que transformam a vida das pessoas, ajudando em muitos aspectos do cotidiano. Estes são os inventores , e por isso merecem um dia só para eles. (dia 5 de novembro)

Algumas invenções podem nem sair do papel, porque, pelo menos em um determinado momento não são úteis, ou muito difíceis de colocar em prática, mas, quando um inventor percebe que sua invenção será útil, quer preservar os direitos de criação e deve patenteá-la.

Patentear significa registrar em documento que ele pensou e executou aquela invenção antes de qualquer outra pessoa, portanto tem direitos sobre ela. Se essa invenção for vendida comercialmente, o inventor terá uma participação nos lucros daquele objeto.

Se estudarmos a origem do ser humano, já vamos encontrar invenções que transformaram a vida na Terra: usavam pedra e pedaços de troncos como armas para proteção e para caça, usavam peles de animais como agasalho para resistir ao frio, etc.

Daí para frente a história só evoluiu pois surgem as primeiras máquinas agrícolas, favorecendo a alimentação diversificada, aparelhos que facilitam a comunicação e outros que ajudam na cura ou recuperação de doenças.

Percebemos assim que toda invenção tem origem em uma necessidade social e alguém que perceba essa necessidade e se preocupe com ela, passa a pensar como resolvê-la.

Atualmente os inventores são cientistas profissionais, geralmente contratados por indústrias das mais diversas áreas de atuação que fornecem recursos financeiros para esse profissional suprir suas necessidades de melhoria na produção.

Vamos agora conhecer algumas das invenções mais importantes e que realmente fazem diferença na vida das pessoas:

Veja aqui algumas invenções que entram para a história:

Aspirador de pó: o aparelho foi criado em 1908 nos Estados Unidos ajudando muito na limpeza da casa!

Computadores: em 1958 foi inventado o primeiro chip de silício. Um chip é uma lâmina muito fina de silício, com centenas de circuitos elétricos que pode controlar qualquer máquina, se forem programadas para trabalharem juntos. Mas o que isso tem haver com o computador? É que somente com a invenção do chip foi possível inventar o computador. Os computadores surgiram no sec. XX e os primeiros eram enormes, ocupando uma sala inteira. Atualmente eles estão ficando cada vez menores e com mais facilidades.

Ferro de passar: os primeiros surgiram e 1850, eram blocos de metal, esquentados no fogo. Só por volta de 1890 surgiram os primeiros ferros elétricos.

Geladeira: antigamente os alimentos eram conservados em caixas com blocos de gelo. Somente em 1890 inventaram a geladeira

Máquina de lavar: as primeiras máquinas de lavar surgiram no sec. XX. Eram muito simples e imaginem só… as roupas eram colocadas em caixas de madeira e retiradas com uma manivela. Em 1920 foram acoplados motores à essas máquinas, mas mesmo assim tinham que ser torcidas à mão. Muito diferentes das máquinas atuais! Ainda bem!!!

Máquina fotográfica: foram inventadas em 1839. As primeiras eram muito lentas! Em 1889 foi inventada a primeira máquina fotográfica portátil que utilizava um tipo de filme, dentro de um rolo, que permitia tirar mais fotos por um preço mais barato.

Televisão: as primeiras surgiram na década de30. Eram muito pequenas sua imagem era em preto e branco. Somente na década de 60 surgiram os primeiros programas em cores.

Avião: Alguém sabia que foi um brasileiro que inventou o avião? É isso ai, Alberto Santos Dumont foi quem inventou o avião. Desde criança ele observava os passarinhos para tentar entender como eles voavam. A maior dúvida de Santos Dumont era: “Como os pássaros conseguem voar, se eles são mais pesados que o ar?”. Seu pai notou o interesse de Santos Dumont pela aviação e o encaminhou para estudar na França. Após muitos vôos em aparelhos mais leves que o ar, como o balão, pelo céu de Paris, em 1906, ele tenta um fato inédito: voar com um aparelho mais pesado que o ar! E ele conseguiu! Na França, uma multidão de curiosos vê seu primeiro avião, o 14-BIS, voar a mais de dois metros do solo, ao longo de sessenta metros. É a consagração definitiva. O mundo todo noticia esse fato.

Calça jeans: Todo mundo tem uma. Mas você sabe como surgiram as calças jeans? Levi Strauss (1829-1902) foi o empreendedor que inventou as calças jeans. Ele foi um alfaiate que aprendeu seu ofício na Alemanha, e resolveu ir para os Estados Unidos no ano de 1853 para vender calças resistentes para as pessoas que foram para a Califórnia para a Corrida do Ouro, um acontecimento muito famoso nos Estados Unidos, onde encontraram ouro e cerca de 300 mil pessoas foram para lá! Mais tarde, em 1873, Strauss e Jacob Davis tiveram a idéia de aplicar rebites de cobre nos pontos das calças onde era mais fácil de rasgar. Desde então, as calças jeans estão na moda!

Lâmpada: O americano Thomas Alva Edison (1847-1931) foi o maior inventor de todos os tempos. E foi a lâmpada a mais famosa de suas invenções. Em 21 de outubro de 1879, Edison desenvolveu a primeira lâmpada prática, que ficou acesa por 45 horas seguidas. Até que ela se apagasse, o inventor não saiu do laboratório, ou seja, ficou quase dois dias sem dormir! Naquela época os cientistas costumavam trabalhar sozinho, mas Edison chegou a contar com o apoio de sessenta pesquisadores. Só para a lâmpada, eles fizeram dezenas e dezenas de experimentos, até conseguirem fazer com que um pedaço de fio fosse esquentado até emitir luz.

Sorvete:Hummm? que delícia! Sorvete! Chocolate, morango, baunilha, flocos? Quantos sabores. Mas você sabe como surgiu o sorvete? O sorvete surgiu há mais de 3 mil anos! É isso mesmo! E foi inventado pelos chineses. Sabe como? Na época de frio, os chineses misturavam a neve com suco de frutas e mel! Eles tomavam sorvete no frio, não é doido? Sorvete é bom demais, não é? Mas não se esqueçam que muito sorvete dá dor de garganta!

Telefone:Alô? Quem tá falando? Você sabe quem inventou o telefone? Foi Alexander Graham Bell (1847 - 1922), em 1876. Ele queria criar um aparelho que pudesse o ajudar a se comunicar com as pessoas, mesmo estando longe. Hoje em dia, o telefone é um sucesso! Você conhece alguém que nunca tenha falado ao telefone? Não existe! Já inventaram até o telefone celular, que você pode levar pra lá e pra cá, e funciona direitinho!

Curiosidade O cartão telefônico foi inventado pelo engenheiro brasileiro Nélson Guilherme Bardini em 1978, quando trabalhava na Telebrás. O primeiro era feito de PVC e com um circuito elétrico ligado a pequenas superfícies metálicas. Mas este tipo de cartão só foi implementado oficialmente no Brasil em 1992.
(fonte: Guia dos Curiosos)