Notas Musicais

Notas MusicaisRealmente a música, independente de cada
gosto ou estilo, já faz parte da vida da maioria
das pessoas. Mas como é possível fazer tantas combinações de sons que se tornam agradáveis
aos nossos ouvidos? Para descobrirmos é preciso conhecer as notas musicais e é exatamente isso
que vamos fazer agora…

Quando qualquer objeto vibra, gera ruídos de forma desordenada. Esses ruídos são formados
por uma série de frequências, tantas que seria difícil classificá-las. A diferença entre um ruído qualquer e uma música é que nesta última existe uma seleção de frequências , que foram estabelecidas por convenção entre os entendidos do assunto, constituindo então as notas musicais.

As notas musicais formam um conjunto específico denominado gama e o conjunto de gamas forma uma escala musical. Os músicos, com toda criatividade, “passeiam” entre esse universo de notas musicais construindo ritmos tão diferenciados e interessantes.

É interessante notar que até o Século XI, as notas musicais não tinham nomes, então imagine como era difícil para os aprendizes decorarem os sons das diversas notas. Mas o monge italiano Guido d’Arezzo (992 — 1050), não se sabe ao certo em que ano, atribuiu o nome às notas musicas da forma que conhecemos hoje: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si e novamente o dó. Ele conseguiu estabelecer esses nomes a partir de um hino religioso da época, sendo que esse sistema continua até hoje.

Na combinação entre as notas musicais, o músico tem que estar atento à combinação de alguns fatores, entre eles à sequência de sons de uma música que cria o ritmo , e é ele que nos faz mover o corpo em uma dança, também é por ele que o músico tem que se direcionar para encaixar a letra. Os dois outros componentes de uma música são a melodia , que representa o conjunto de sons sucessivos, dados um após o outro e a harmonia , que é conjunto de sons simultâneos, dados de uma só vez.

Escrita Musical

Assim como a linguagem falada, a linguagem sonora pode ser escrita através da notação musical. Por evidências e registros já encontradas por cientistas, civilizações muito antigas, como as do Egito e Mesopotâmia, aproximadamente há 3.000 anos a.C., já utilizavam notações musicais.

Atualmente existem muitos sistemas de leitura e escrita para representar graficamente uma obra musical e esses registros são muito importantes porque faz com que o intérprete toque uma música tal qual o compositor a prescreveu.

 

Curiosidades

O recorde de música mais cantada no mundo pertence à Madonna que já conseguiu que 37 de suas músicas estivessem entre os dez primeiros lugares da Billboard - revista norte-americana especializada em publicar informações sobre a indústria musical. Nesta revista, Madona conseguiu assim bater o recorde de Elvis Presley que teve 36 canções no top 10.

Dicas de Atividades

Os alunos vão adorar conhecer a história das notas musicais e poder utilizá-las em atividades na sala de aula. Você pode começar mostrando a eles a música antiga, mas divertida para que os alunos conheçam as notas musicais:

Dó-Ré-Mi

Dó um dia um lindo dia

Ré reluz é ouro em pó

Mi assim que eu chamo a mim

Fá é fácil decorar

Sol o nosso amigo sol

La é bem longe daqui

Si indica a condição

Depois disso vem o dó…

Você pode assistir ao vídeo aqui!

Depois, utilizando placas com as notações de nota, oriente os alunos a representarem a música levantando as placas a medida que surgirem na música.

Aprofundar a pesquisa sobre as notas musicais a partir desse especial, orientando os alunos em uma pesquisa sobre os principais ritmos musicais encontrados ao redor do mundo pode resultar em um painel interativo que relacione à música a cultura.

Também será interessante propor aos alunos que criem músicas e ritmos diferenciados a partir do reconhecimento das notas musicais.

Aproveite também as outras atividades de nosso site!