Nutrição

Piramide Alimentar

Você sabe quais são os principais grupos de alimentos?

Os alimentos são essenciais na nossa vida, eles são responsáveis pela construção, manutenção e funcionamento do nosso corpo.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos principais:

  1. Alimentos energéticos : fornecem a energia para o corpo se movimentar, trabalhar e realizar as atividades cotidianas. São os alimentos que contém carboidratos e gorduras. Exemplos: óleo, azeite, pão, macarrão, açúcar, mel e doces.

  2. Alimentos construtores : ricos em proteína, ferro e cálcio, são responsáveis pela manutenção e pela construção do corpo. Também formam os hormônios, as enzimas e os anticorpos. Exemplos: leites e derivados, carne, peixe, frango.

  3. Alimentos reguladores : Com vitaminas, minerais e fibras, são responsáveis pelo funcionamento do corpo. Entre suas tarefas estão facilitar a digestão, aumentar a resistência às infecções, proteger a pele, a visão e os dentes. Exemplos: frutas, verduras e legumes.

Dentro dos grupos dos alimentos reguladores encontramos as vitaminas e os sais minerais.

Além de todos esses alimentos e nutrientes, não podemos esquecer de citar a água.

A água é essencial para o corpo. É tão importante que constitui cerca de 70% do nosso peso. Até os nossos ossos têm água, e tudo aquilo que comemos, dos animais aos vegetais.

Verduras e legumes são especialmente ricos em água e sais minerais. Algumas frutas, como o melão e a melancia, têm quase 90% de água e suprem boa parte da necessidade hídrica do corpo.

Você sabe o que são vitaminas?

As vitaminas são substâncias químicas de que o nosso corpo necessita, mas que não consegue produzir por si só, ou na quantidade suficiente. As vitaminas precisam ser extraídas dos alimentos, mas pequenas quantidades já são suficientes para suprir as nossas necessidades diárias.

Conheça algumas vitaminas:

A: Ela previne doenças como cegueira noturna e fortalece o sistema imunológico. Encontramos em: óleo de fígado de bacalhau, fígado de boi, cenoura, salsa, ervilha, couve, mostarda, taioba, mamão, laranja, banana, manga e goiaba.

B12 ou cobalamina: Prevenção de anemia, lesões da pele e problemas do sistema nervoso. Encontramos em: arroz integral, nozes, fígado, semente de girassol.

C ou ácido ascórbico: Aumenta a resistência às hemorragias e às infecções, além de prevenir o escorbuto e facilitar na cicatrização. Encontramos em: acerola, laranja, lima, limão. caju, goiaba, morango, banana, mamão, tomate, couve e kiwi.

D: Prevenção da osteoporose. Encontramos em: óleo de fígado de peixes, leite, manteiga e gema de ovo.

E: Alívio da fadiga; retardamento do envelhecimento; prevenção de abortos espontâneos e cãibras nas pernas. Encontramos em: germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.

Você sabe como ter uma alimentação saudável?

Uma alimentação saudável é aquela equilibrada , que contém diferentes alimentos em quantidade suficiente
para o crescimento e manutenção do organismo. A alimentação influencia diretamente na saúde, no trabalho, no estudo, no lazer e no tempo de vida das pessoas.

Fique esperto:

Coma pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição. Quanto mais variada sua alimentação, mais saudável
ela será. Evite o uso freqüente de alimentos gordurosos (frituras, torresmo, pele de frango, couro de peixe, banha, carne de porco). Consulte um nutricionista.