Profissões

Profissões

Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de forma remunerada ou não. Assim, as relações de trabalho foram modificando ao longo da história. 

Na Idade Média , época que se caracterizou pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal.

Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam,
através de lutas, se tornarem livres para procurar o melhor meio de sustento.

A partir daí formam-se, em determinados pontos, pequenas unidades artesanais, constituindo cidades, valorizando-se, novamente, o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em pequenos mercados.

Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos, facilitando a instalação do sistema  capitalista de produção.

Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo. Houve o aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho, sendo este sistema o que impera na maioria dos países até hoje.

Toda profissão tem seu valor e para que você possa escolher bem qual será a sua, oferecemos a você informação sobre algumas delas.

- Advogada
- Bombeiro
- Cabeleireiro
- Carteiro
- Chef
- Cientista da Computação
- Cineasta
- Costureira
- Dentista
- Engenheiro
- Engenheiro Ambiental
- Estilista
- Fazendeiro
- Fotógrafo
- Garçom
- Guarda de Trânsito
- Jornalista
- Mecânico
- Médico
- Pedreiro
- Pintor
- Policial
- Professora
- Publicitária
- Secretária
- Veterinário

Curiosidade

Em 1930, S. A. Stimson, presidente da companhia aérea Boeing Air Transport, foi o idealizador da profissão de aeromoça. Ele criou uma equipe de anfitriãs aéreas que tinham conhecimentos de enfermagem. Em 15 de maio de 1930, 8 aeromoças começaram a trabalhar na rota Oakland-Cheyenne, um voo com 5 escalas.

(fonte: Guia dos Curiosos)