Turismo Cultural

Turismo Cultural

O turismo cultual acontece quando visitamos uma região, seja ela bairro, cidade ou país, que tenha componentes culturais marcantes, como por exemplo, complexos arquitetônicos onde há monumentos históricos, eventos artísticos, educativos ou mesmo que relatem acontecimentos importantes daquela região.

O objetivo principal de quem pratica esse tipo de turismo é ampliar conhecimentos sobre a região visitada ou sobre uma temática específica, como por exemplo, danças folclóricas. O ganho pessoal é grande, pois adquire também novas experiências e ideias, conhece pessoas diferentes, de culturas distintas e também pode estudar enquanto está passeando!

Tipos de Turismo Cultural Conheça alguns tipos de turismo cultural:

Turismo Cívico: está relacionado às viagens e passeios para conhecer monumentos, acompanhar ou relembrar fatos, observar ou participar de eventos que tenham relação com o presente ou passado político da região. Comemorações de feriados nacionais relacionados a fatos e personagens da pátria, as posses de presidentes, governadores e visitas guiadas a monumentos históricos estão nessa categoria. Um passeio ao Museu do Ipiranga, em São Paulo, por exemplo, representa um tipo de turismo cultural cívico.

Turismo Étnico:representam as atividades turísticas que envolvam o contato direto com o modo de vida e a identidade de grupos étnicos, em situações que buscam a vivência com a cultura, práticas sociais, patrimônios históricos e culturais de uma determinada etnia. Passeios e viagens a tribos indígenas e às festas folclóricas, como as que acontecem no Norte e Nordeste em junho, são um exemplo característico desse tipo de turismo.

Turismo Arqueológico: esse tipo de turismo cultural representa a associação da Arqueologia com o Turismo, representando uma alternativa para a difusão do conhecimento relacionado às pesquisas e aos achados arqueológicos, tornando-se como um componente importante para o resgate e o conhecimento da cultura humana, bem como para o entendimento do ser humano e de seu processo evolutivo. Ocorre em sítios arqueológicos onde estão fósseis e e objetos de tempos mais remotos. Um exemplo é o Parque Nacional da Capivara, interior do Piauí, onde os pesquisadores descobriram uma das maiores concentrações de sítios arqueológicos do mundo.

Turismo Gastronômico: o objetivo aqui é conhecer a cultura local através de sua culinária. Esse tipo de turismo é de dar água na boca!!! Um exemplo é a rota gastronômica Rota do Pinhão, no Paraná, para conhecer as comidas tradicionais dos tropeiros que por ali passaram.

Turismo Ferroviário: tipos de turismo cultural em que as rotas a serem percorridas são feitas de trem. Geralmente no percurso há paradas em pontos específicos, onde vende-se produtos regionais e também é possível conhecer a história do local. No Brasil há muitos locais onde é possível praticar esse tipo de turismo: Estrada de Ferro Curitiba-Paranaguá, no Paraná e o passeio de trem entre São João Del-Rei Tiradentes em Minas Gerais são alguns exemplos.

Turismo Religioso: tem como característica as viagens e passeios em que o turista busca vivências espirituais ou práticas religiosas, baseado nas religiões institucionalizadas, como catolicismo, protestantismo, etc. Neste grupo enquadram-se as peregrinações e romarias, retiros espirituais, festas, comemorações e apresentações artísticas de caráter religioso, visitação a espaços e edificações religiosas, como igrejas, templos, santuários, terreiros, etc. e a realização de itinerários e percurso de cunho religioso. Como exemplos temos as visitas ao Santuário de Aparecida do Norte no interior de São Paulo e o caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, percorrido por muitos peregrinos.

Turismo Místico e Esotérico: neste tipo de turismo cultural há a busca atividades turísticas decorrentes da busca da espiritualidade e do autoconhecimento em práticas, crenças e rituais considerados alternativos. O turista que tem essa preferência busca vivenciar práticas, conhecimentos e estilos de vida específicos. Um exemplo é São Tomé das Letras, no interior de Minas Gerais.

Conheça as possibilidades de turismo cultural no Brasil, e no mundo.

Curiosidade Quem está em busca de turismo cultural no Brasil deve incluir em seu roteiro a cidade de São Paulo. Ela está entre as cinco cidades mais visitadas do país justamente pela quantidade de eventos como feiras, shows, inúmeros teatros, centros culturais e museus.

As outras cidades que também estão no ranking são: Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza e Salvador.

Dicas para o Professor

Apresentar aos alunos as características diferenciadas do turismo cultural pode ser uma boa forma de discutir, por exemplo as características regionais do país. Para isso você pode utilizar nosso texto introdutório, que dá uma visão do que é considerado turismo cultural, e depois organizar os alunos em grupo para pesquisar de forma mais aprofundada as características de cada região neste setor. Para essa pesquisa seus alunos podem também outro material de nosso site: estados brasileiros.

Em nosso site você encontrará também várias atividades sobre o turismo cultural nas secções “Para Colorir” e “Atividades”. Bom trabalho!