Água - Recurso limitado

Água Recurso LimitadoAtualmente (ano base 2015) estamos vivendo uma crise hídrica no Brasil.

Como nosso país tem grande riqueza natural, era difícil acreditar que isto poderia acontecer por aqui, mas, frente a esta realidade, não dá mais para adiar nossa mudança de atitude e partir para desencadear ações responsáveis frente a esse problema.

Como já sabemos esse problema é mundial e anualmente a Organização das Nações Unidas promovem campanhas cujo tema central é a água, sua importância e necessidade de saber usá-la.

As campanhas são abertas a cada ano no Dia Mundial da Água – 22 de Março, e desde o início, em 1992, sempre há muito que discutir. Especialmente em 2013, a campanha chamou a atenção com a temática Água e Cooperação, com objetivos importantes e que você pode conhecer através desse link.

Maior problema está nas cidades

Nas cidades, principalmente em grandes cidades, concentra-se a maior dificuldade em ter os cuidados necessários e manter a água adequada para o consumo.

Entre os problemas principais estão: os rios que recebem esgoto não tratado, resíduos e muito lixo. Além disso, para facilitar a urbanização, os rios são estreitados e canalizados, e na época das chuvas há transbordamentos e enchentes por esse motivo.Também o asfalto provoca a impermeabilização do solo, fazendo com que a água das chuvas tenham como única opção de escoamento as “bocas de lobo”, muitas vezes entupidas com lixo.

Esses problemas são agravados pelo desperdício que é maior nas cidades e faz com que regiões mais afastadas sofram com mais frequência a falta de água.

Preparamos para você alguns desenhos para serem utilizados como avisos em casa e na escola, segue:

Conserte os vazamentos

Feche a torneira ao lavar as louças

Feche a torneira ao ensaboar-se no banho

Lave o carro com balde

Use a máquina de lavar na capacidade máxima

Varra o chão

Aproveite a água do aquário

Não jogue lixo nos rios e nascentes

Reaproveite o papel

Economize água sempre

 

Para saber mais sobre a utilização da água nas cidades, veja o infográfico disponibilizado pelo site Planeta Sustentável.

Para utilizar a água de sua casa de forma sustentável, vale a pena seguir algumas dicas.

 

Você também pode pesquisar mais sobre a água em nosso especial sobre o tema!

Curiosidade

No Brasil estão previstas ações de colaboração relativas ao Ano Internacional de Cooperação pela Água e são elas: lançamento de um selo comemorativo ao Ano Internacional, pelos Correios, no dia 22/03; implantação do Projeto Água e Educação na rede de Escolas Associadas da UNESCO, ligado à formação de professores sobre recursos hídricos; e agenda que está sendo negociada com instituições governamentais e não governamentais atuantes na conservação e gestão de recursos hídricos.

Compartilhar: