Ano Novo Metas

Ano Novo

Que coisa boa, está chegando o Ano Novo!

Essa é a época de pensarmos nas coisas boas que aconteceram no ano que está terminando, agradecer por elas, mas acima de tudo planejar o novo ano que vai chegar.

Está pensando que isso é coisa só para adulto?!?! Não é mesmo! Desde criança é importante planejar, afinal, tudo que fazemos depende de passar por etapas e é importante termos a visão de quais são elas, como podemos vencer essas etapas da melhor forma possível e principalmente quanto tempo levaremos para conseguir o que queremos. Dessa forma estaremos criando metas.

Veja alguns exemplos de como criar metas é importante:

  • Você quer ganhar um brinquedo novo, mas seus pais orientam para que você economize um pouco de sua mesada para comprá-lo, afinal já ganhou os presentes de Natal… Para resolver isso, terá que saber quanto custa e quanto vai tirar de sua mesada para guardar e aí vai estabelecer uma meta, ou seja, determinar uma data para juntar todo o dinheiro e poder comprar o brinquedo;

  • Para não ficar na pressão no final do ano escolar e entrar de férias rapidinho sem pegar recuperação, você precisa traçar uma meta de estudo diário, pois só assim vai alcançar seu objetivo.

Como você vê as metas orientam a nossa vida!

Dicas para os pais

Geralmente as crianças e adolescentes não conseguem traçar metas por conta própria e precisam de ajuda. Uma dica que pode ajudar é reservar um tempinho neste início de ano para traçar as metas junto com eles. Algumas perguntas vão ajudá-los a ter um direcionamento, veja só:

O que você acha que fez de mais importante nesse ano?

O que você acha que faltou conseguir no ano que passou?

Quais os momentos em que você se sente mais feliz?

O que você gostaria de aprender neste ano que está começando?

O que você gostaria de experimentar ou conhecer este ano?

Fale pelo menos três coisas que você deseja que aconteça esse ano?

O que acha que o ajudaria a consegui-las?

Quais são suas metas para uma semana? Um mês? Um ano?

As crianças menores não conseguem entender metas com prazos muito longos, pois trabalham com o imediato, então para elas as metas podem ser: aprender a pular corda essa semana, tirar as rodinhas de apoio da bicicleta durante o próximo mês ou conseguir fazer a tarefa sem ajuda em quinze dias. Como também não sabem ler e escrever, registre na planilha com desenhos.

É importante registrar tudo o que falarem e colocar as metas em uma planilha, organizada em ordem cronológica, dessa forma vocês poderão acompanhar as conquistas através dela.

Outro ponto importante é que pais e filhos compartilhem suas metas. Lembre-se que o exemplo dos pais podem ajudar muito os filhos!

Lembre-se de comemorar as conquistas… Para cada meta conquistada, faça alguma coisa diferente para comemorar. Pode ser um passeio, um piquenique ou preparar seu bolo favorito. Isso estimulará novas conquistas. Outra sugestão é fazer um livro de metas atingidas, para que tenham noção do quanto são capazes.

Ao exercitar a criação de metas e o planejamento com crianças e adolescente, em pouco tempo você perceberá que os benefícios serão evidentes: desenvolverem maior autonomia, são capazes de se autodirigir e estão automotivadas a maior parte do tempo.

Compartilhar: