10 Curiosidades sobre a Copa de 1934

Curiosidades Copa do MundoA Copa de 1934 teve duas curiosidades em relação aos seus participantes: foi a única copa com eliminatórias na qual o país-sede teve de se classificar (a Itália eliminou a Grécia) e a única na qual os campeões (Uruguai) não defenderam o título.

O Egito foi o primeiro país africano a participar de uma Copa do Mundo, exatamente em 1934.

Antes de todas as partidas, os jogadores italianos faziam a saudação fascista para Mussolini.

Somente os italianos Giuseppe Meazza e Giovanni Ferrari também seriam campeões na copa seguinte, em 1938, na França. Ferrari seria técnico da Itália em 1962, no Chile.

O meio-campista brasileiro Martim foi o capitão de seleção mais novo da competição: tinha somente 23 anos.

Raimundo Orsi, atacante italiano, já tinha jogado pela seleção Argentina, seu país de origem. A Federação Argentina ficou irritada com a italiana por ter perdido alguns de seus melhores jogadores, como Orsi, Monti e Guarita, que se naturalizaram italianos.

Anfilogino Guarisi, jogador da Roma e da seleção italiana, à época da Copa, era brasileiro e jogou no Corinthians.

A Copa de 1934 estava marcada para a Suécia, mas acabou sendo organizada pela Itália por problemas econômicos.

Vittorio Pozzo, técnico da Itália, foi um dos fundadores do Torino, e é até hoje o técnico que ficou mais tempo à frente da “Azzurra”.

Na final da Copa de 1934, somente um dos 22 jogadores estava presente pela segunda final consecutiva. O zagueiro Luiz Monti defendeu a Argentina no Uruguai e a Itália, na edição seguinte do torneio.

Compartilhar: