Ídolos do Futebol Zidane

Ídolos do Futebol Zidane

O homem mais caro do mundo

Zinedine Zidane é maior jogador francês depois da era Platini. O meia da equipe francesa ficou conhecido pelo torcedor brasileiro como o carrasco da seleção na Copa do Mundo de 1998, quando os donos da casa venceram os atuais campeões do mundo por 3 a 0 na final. “Zizou” anotou dois gols e garantiu o inédito título.

 

Antes de começar último mundial, a imprensa e a torcida francesa não acreditavam muito que o meio-campista, descendente de imigrantes argelinos, poderia desequilibrar em uma partida. Nos 30 confrontos que os “Les Bleus” fizeram antes da copa, pelas Eliminatórias Européias e em amistosos, Zidane foi substituído em dez e começou na reserva em outras seis. A descrença aumentou ainda mais depois que o craque foi expulso no jogo contra a Arábia Saudita, o segundo da França no torneio. Como punição, Zidane teve que cumprir dois jogos de suspensão e só voltou na partida contra a Itália, pelas quartas-de-final.

 

Assim como outros craques, Zidane começou a sua carreira cedo. Seu primeiro jogo na primeira divisão francesa foi aos 17 anos, quando atuava pela modesta equipe do Cannes. O confronto foi contra o Nantes, que contava com Desailly e Deschamps, que futuramente viriam a ser seus companheiros na seleção.

 

Mas o gol esperado só saiu dois anos depois, em uma nova partida contra o Nantes. Desta vez com direito a prêmio, pois antes do jogo o presidente do Cannes, Alain Pedretti, havia prometido um carro ao jogador se ele marcasse um tento.

 

As boas atuações no Cannes chamaram a atenção dos dirigentes do Bordeaux, e em 1992 Zidane já estava defendendo as cores da equipe. Dois anos depois veio a sonhada convocação para a Seleção Francesa. Mas Zidane só começaria a ficar famoso na equipe da Juventus.

 

Na “Velha Senhora” o francês conquistou o bicampeonato italiano e o Mundial Interclubes. Com excelentes autuações, Zidane encantou os amantes do futebol e desbancou o brasileiro Ronaldo, ao conquistar o título de melhor jogador do mundo de 1998, prêmio concebido pela Fifa.

 

Com uma equipe sem muitas alterações, a França foi a Eurocopa de 2000 como candidata ao título. Na final, os “Les Bleus” não decepcionaram e derrotaram a Itália, unificando os títulos do Mundial e da Europa. No mesmo ano, Zidane voltou a ser apontado como melhor jogador do mundo pela Fifa.

 

Com tantos títulos e com uma categoria exuberante, Zidane tornou-se objeto de desejo de muitas equipes. Mas foi o Real Madrid que teve mais força - e dinheiro- e conseguiu tirar o meia da Itália. A equipe espanhola desembolsou US$ 67 milhões para contar com o craque, na maior transação da história do futebol.

 

Mas Zidane ainda não está satisfeito. O jogador sonha um dia jogar pelo Olympique de Marselha, seu time do coração e equipe onde o seu ídolo atuou por duas temporadas, o uruguaio Enzo Francescoli.

 

·         Nome: Zinedine Zidane

·         Nascimento: Marseille, França, em 23/06/1972

·         Posição: Meio-campo

·         Clubes: Cannes (1989 a 1992), Bordeaux (1992 a 1996), Juventus (1996 a 2001) e Real Madrid (2000-)

·         Títulos: Supercopa Européia (1996), Mundial Interclubes (1996), Supercopa da Itália (1997), Campeonato Italiano (1997 e 1998), todos pela Juventus, Copa do Mundo (1998) e Eurocopa (2000), ambos pela Seleção Francesa

·         Jogos pela seleção: 70

·         Gols pela seleção: 18

Compartilhar: