Amapá

Amapá

Sigla: AP
Capital: Macapá
Região: Norte
População: 470 mil habitantes
Área: 142,3 mil Km2

Quem nasce no estado do Amapá é…
Amapaense

Não pode faltar na mala
Roupas leves e capa de chuva. O clima do estado é chamado de equatorial super-úmido, de dezembro até agosto chove muito. No verão chove menos.

O que vemos pelo caminho
Densas florestas preservadas, que cobrem cerca 90% do território, reservas indígenas, uma grande diversidade de ecossistemas representados por florestas de terra firme, várzeas, cerrados, igapós e manguezais. O relevo é pouco acidentado.

Não deixe de visitar
O espetáculo da Pororoca, que é o encontro das águas fluviais com o Oceano. As ondas duradouras que o fenômeno provoca em algumas regiões atraem surfista do mundo todo.

Para se divertir
Visita ao Mercado de Produtos da Floresta e à Reserva Indígena do Uaçá, no Oiapoque. Observação dos pássaros da região. Prove o açaí, e os famosos peixes temperados.

O que fazem por lá
Eles exploram árvores e palmeiras nativas e vendem seus frutos e madeiras. A agricultura, mesmo que seja de subsistência, também é importante. Alguns vivem da pesca.

Fique por dentro
Macapá é a única cidade brasileira pela qual passa a linha do Equador. Para marcar o local, foi construído o Monumento Marco Zero do Equador, que é muito visitado e as pessoas podem passar de um hemisfério ao outro apenas atravessando a rua. Na cidade é possível observar o Equinócio, fenômeno natural em que o Sol tem sua trajetória alinhada à Linha do Equador.

Compartilhar: