Piauí

Piauí

Sigla: PI
Capital: Teresina
Região: Nordeste
População: 2,8 milhões de habitantes
Área: 251,2 mil Km2

Quem nasce no estado do Piauí é…
Piauiense

Não pode faltar na mala
Roupas confortáveis, boné e protetor solar. Ao norte o clima tropical garante as altas temperaturas e as chuvas para refrescar. No interior, o clima é semi-árido e são comuns áreas de seca.

O que vemos pelo caminho
A vegetação típica do cerrado e os planaltos predominam na paisagem. Também temos caatinga, formada por cactos, arbustos e árvores de pequeno porte, e florestas ao sul. A planície litorânea é marcada pelos cocais e belas praias.

Não deixe de visitar
O Delta do rio Parnaíba, com mais de 80 ilhas, lagoas, mangues, dunas e praias de areia fina. Apesar de ter o menor litoral brasileiro, o Piauí possui praias belíssimas. Não deixe de conhecê-las!

Para se divertir
Visite o cerrado e caatinga e confira as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de vegetação. Vá aos sítios arqueológicos e conheça o folclore das regiões turísticas. Tome um sorvete para se refrescar.

O que fazem por lá
O Piauí possui uma economia frágil. São poucas indústrias. A principal atividade é a agricultura de subsistência, onde se destaca o milho, mandioca, cana-de-açúcar e soja. Há criação de cabras e ovelhas e produção da castanha de caju e frutas tropicais.

Fique por dentro
A maior atração turística do Piauí são os sítios arqueológicos. O Parque Nacional da Serra da Capivara e o de Sete Cidades guardam vestígios, inscrições rupestres e preciosas pinturas em cavernas, provando a existência de civilizações primitivas na região.

Compartilhar: