Roraima

Roraima

Sigla: RR
Capital: Boa Vista
Região: Norte
População: 300 mil habitantes
Área: 225 mil Km2

Quem nasce no estado do Roraima é…
Roraimense

Não pode faltar na mala
Roupas confortáveis, protetor solar, capa de chuva e repelente. O clima equatorial, quente e úmido, provoca calor e chuvas tanto no verão quanto no inverno.

O que vemos pelo caminho
Temos uma vegetação característica da floresta tropical, com matas densas, em grande parte do território. Ao nordeste do estado temos o cerrado. O relevo possui áreas inundáveis e montanhas.

Não deixe de visitar
O Lago Caracaranã e suas praias de água doce cercadas por cajueiros. O Monte Caburaí, o ponto mais ao norte do país. O sítio arqueológico de Pedra Pintada. O Parque Nacional do Monte Roraima.

Para se divertir
A mistura de diferentes culturas está presente no artesanato, no folclore e na culinária do estado. Você pode provar desde um bom queijo mineiro, um vatapá baiano até algumas especialidades indígenas como a damorida, peixe assado com caldo de pimenta-malagueta.

O que fazem por lá
O extrativismo mineral e vegetal constituírem as principais fontes de renda do Estado. Cresce a produção agrícola de milho, arroz e mandioca e a criação de gado. A exportação de madeiras é muito intensa.

Fique por dentro
Roraima ainda conta com a terceira maior população de índios no Brasil, são cerca de 38 mil índios, dentre os quais se destacam os ianomâmis. As reservas indígenas são constantemente invadidas por garimpeiros que buscam as riquezas desta terra.

Compartilhar: