Os seres vivos possuem minúsculas estruturas que fazem simplesmente tudo para que o organismo funcione perfeitamente. São as células , que em sua maioria tão pequenas que nem podem ser vistas a olho nu.
Existem vários tipos de células, com formatos diferentes, e essa variação tem haver com a função que desempenham. Assim, no corpo humano, por exemplo, existem as células nervosas com a função de transmitir mensagens do cérebro até a periferia do corpo, por isso tem prolongamentos para cumprir essa função, há as células da pele que tem que estar sempre unidas para proteger o organismo e as hemácias, células do sangue que transportam os gases da respiração.
Mas, internamente todas elas são iguais e possuem organoides , ou seja, estruturas que fazem atividades diferenciadas, veja só…
Membrana plasmática: delimita o conteúdo celular e permite a passagem de nutrientes e resíduos celulares que não serão mais utilizados.
Citoplasma: local onde os organoides estão imersos.
Núcleo: parte da célula em que estão o material hereditário, que são os cromossomos.
Complexo de Gogi: responsável pelo armazenamento e secreção de substâncias.
Ribossomos: realizam a síntese de proteínas.
Mitocôndria: responsável pela respiração celular.
Retículo Endoplasmático: canais que, além de ajudar no transporte de substâncias dentro da célula também ajudam na síntese de proteínas.
Lisossomos: realizam a digestão celular.
Centríolos: tem a função de orientar a divisão celular.
Também é importante lembrar que as células vegetais são um pouco diferentes das células animais, pois tem uma membrana a mais para lhes conferir resistência, a membrana celulósica e tem ainda um organoide a mais, chamado cloroplasto , com a função de captar a luz solar para realizar a fotossíntese.
Existem algumas células que podem ser vistas sem o auxílio de lentes de aumento, são elas: gema de ovos, alvéolos de laranja, óvulo humano, célula da bainha da folha da bananeira.
Curiosidade
Existe apenas uma classe de seres vivos que não possuem estrutura celular: são os vírus, formados apenas por um envoltório protetor e pelo material genético.