A multiplicação é a operação em que fazemos o agrupamento de números iguais.
Ela ajuda muito quando temos que juntar grandes quantidades, por exemplo, já imaginou se você tivesse que fazer a soma na seguinte situação:
“Para uma festa de aniversário chegaram 128 caixas com 58 empadas em cada caixa. Quantas empadas havia na festa? ”. Você teria que somar 128 vezes o número 58… Com certeza daria um trabalhão!!!
Já usando a multiplicação, você faria bem rápido a seguinte conta: 128x58, e logo chegaria ao resultado. Assim, ela facilita muito nosso dia-a-dia.
Propriedades da Multiplicação
Na multiplicação, os números que estão sendo multiplicados chamam-se fatores e o resultado chama-se produto.
São quatro as propriedades da multiplicação:
Comutativa: esta propriedade nos mostra que a ordem dos fatores não altera o produto. Observe:
4 x 5 = 20
5 x 4 = 20
Assim, não importa a posição dos números que estão sendo multiplicados pois o resultado será o mesmo.
Elemento Neutro: esta propriedade nos mostra que o número 1 é um elemento que não altera a multiplicação, ou seja, qualquer número multiplicado por 1 o resultado será ele mesmo. Veja só:
120 x 1 = 120
15 x 1 = 15
Elemento Nulo: esta propriedade nos mostra que sempre que multiplicarmos qualquer número multiplicado por 0, também terá resultado 0.
5 x 0 = 0
0 x 203 = 0
Associativa: esta propriedade nos mostra que podemos escolher várias ordens para resolver a operação da multiplicação, e o resultado sempre será o mesmo. Vejamos de quais maneiras podemos resolver a multiplicação 4 x 5 x 8:
(5 x 4) x 8 = 20 x 8 = 160
4 x (5 x 8) = 4 x 40 = 160
8 x (5 x 4) = 8 x 20 = 160
A tabuada é um bom modo de compreender a multiplicação. Para conhecer formas diferentes de estudar a tabuadas, clique aqui.
Agora você vai poder treinar resolvendo alguns problemas:
João tem 5 envelopes com 6 figurinhas em cada envelope. Quantas figurinhas João tem?
Número de envelopes:
Número de figurinhas por envelope:
Resultado:
No aniversário da Tina tinha 5 caixas com 25 brigadeiros em cada caixa. Quantos brigadeiros tinha na festa?
Número de caixas:
Número de brigadeiros por caixa:
Resultado:
Para o churrasco de domingo mamãe comprou 3 engradados de refrigerante com 5 refrigerantes em cada um. Quantos refrigerantes terá no churrasco?
Número de engradados:
Número de refrigerantes por engradado:
Resultado:
Agora é com você: invente e resolva alguns problemas de multiplicação!
Curiosidade
Sabe multiplicar um número com dois algarismos por 11 de uma forma bem rápida?
Basta você somar os dois números e colocar o resultado entre esses números. Veja só: 54x11 = 594
Essa técnica só não vale quando a soma resultar em um número com dois algarismos!
Dicas para o Professor
Você pode montar uma mini confeitaria na sala de aula e ajudar os alunos a compreender a multiplicação. Para isso peça que, em trios tragam doces diferentes para a aula que serão vendidos de acordo com uma tabela já organizada anteriormente. O dinheiro pode ser de brinquedo, mas os alunos terão que registrar as contas no papel.
Aproveitando a atividade sugerida acima, em outra aula peça aos alunos que elaborem problemas com a experiência que tiveram. Depois que todos os grupos tiverem criado seus problemas, eles deverão trocar os problemas entre os grupos, assim, um grupo resolverá o problema que o outro elaborou.
Aproveite também as outras atividades de nosso site!
Bom trabalho!