Sistema Circulatório

Sistema Circulatório

Quilômetros e quilômetros de “estrada” para transportar alimentos e oxigênio para todo o corpo e também para conduzir as excretas para serem eliminadas do organismo. Este é o trabalho que o sistema circulatório realiza sem parar. Qual é o veículo que faz este transporte??? Se você respondeu o sangue , acertou em cheio!

Neste grande trajeto, o ponto de partida e de chegada é sempre o mesmo: o coração, que funciona como uma grande bomba que impulsiona o sangue para as diversas partes do corpo. A “estrada”, como foi mencionado acima, é composta pelas artérias, veias e capilares sanguíneos. As artérias levam o sangue do coração para o resto do corpo, as veias direcionam o sangue novamente para o coração e os capilares são condutos extremamente finos, com capacidade de levar o sangue a locais muito difíceis de serem alcançados. São os capilares que realmente fazem a “entrega” dos nutrientes e oxigênio em todos os locais do corpo.

Durante um ciclo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: uma rumo ao corpo , percurso chamado de grande circulação e outra rumo ao pulmão , percurso chamado de pequena circulação.

 

Curiosidades

O corpo humano possui cerca de 4 litros de sangue que irriga uma rede de 200 mil quilômetros de artérias, veias e capilares!

 
   
Compartilhar: