Tabuada da Multiplicação
Você que aprender a tabuada! Vamos aprender diversas formas e métodos diferentes, você vai saber tudo sobre tabuada depois deste especial!
Você sabe quanto é 2 x 3? E 7 x 8? Bem,
se está ficando difícil, é importante você
continuar lendo esse especial…
A multiplicação não é um “bicho de sete
cabeças” e quando você compreende como funciona fica até divertido fazer essas contas
e resolver problemas.
Para começar, é importante entender que a multiplicação nada mais é do que a soma de parcelas iguais , como por exemplo:
3+3+3+3 = 4 vezes repetindo o número 3 ou 4x3 = 12.
Agora veja algumas maneiras divertidas de saber a tabuada de multiplicação sem precisar decorar…
Tabuada na tabela
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Pegue um papel quadriculado e delimite com canetinha 10 quadradinhos na horizontal e 10 na vertical. No primeiro quadradinho você deve escrever o sinal de multiplicação;
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Na sequência, escreva números de 1 a 9 tanto na vertical como na horizontal;
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O restante dos quadradinhos deverão ser preenchidos seguindo o cruzamento dos números na vertical e horizontal.
A primeira linha e coluna é muito simples de montar porque você deve dar os resultados da tabuada do 1, mas continuando a cruzar os números das outras linhas e colunas você vai perceber que existe uma forma bem fácil de preencher a tabela com os resultados da multiplicação… Descubra qual é o segredo! Para facilitar já disponibilizamos a tabela montada para você, clique aqui.
Tabuada com os dedos
Veja como podemos multiplicar 6 x 8 com os dedos…
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Em uma das mãos, abaixe tantos dedos quantas unidades o 6 passa de 5, portanto abaixamos 1 dedo;
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Na outra mão, abaixe tantos dedos quantas unidades o 8 passa de 5, portanto abaixamos 3 dedos;
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Agora some o número de dedos abaixados, exprimindo a soma em dezenas. No exemplo temos 1 + 3 = 4 dezenas, isto é, 40 unidades;
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Agora multiplique os números de dedos levantados: 4 x 2 = 8 unidades;
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Para obter o resultado final, somamos os valores encontrados: 40 + 8 = 48. De fato: 6 x 8 = 48! Você pode ver a demonstração por desenhos clique aqui.
Agora um desafio: faça o mesmo processo para resolver as seguintes multiplicações: 7 x 8, 6 x 7, 7 x 9 e 6 x 9.
Tabuada segundo os árabes
Veja como os árabes faziam para multiplicar números com dois ou mais algarismos:
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Para multiplicar, por exemplo, 185 x 14, faça três quadrados em uma linha e dois quadrados como colunas, porque 185 tem 3 algarismos e 14 tem 2 algarismos;
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Trace diagonais nos quadradinhos, voltadas para esquerda, obtendo esta grade;
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Em seguida, multiplique os algarismos de um fator pelos algarismos do outro fator e registre os resultados na grade.
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Agora é o último passo e você deve somar os algarismos que estão numa mesma faixa diagonal. Lembre-se que você deve considerar o “vai um”. Ensine essa dica aos seus amigos! Vocês poderão fazer um torneio e ver quem consegue fazer mais rápido… Para visualizar a tabuada usada pelos árabes, clique aqui.
Batalha da Multiplicação
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Recorte as fichas com os valores das tabuadas de 8, 9 e 10;
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Um jogador fica com as fichas que tiverem o fundo vermelho e outro com a que tiver o fundo branco;
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Antes de iniciar o jogo deve-se estabelecer o total de fichas que será usado (10, 20 ou 30 fichas para cada jogador participante);
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Em seguida, os jogadores distribuem as fichas em suas cartelas da maneira que achar conveniente e de modo que um não veja a distribuição do outro;
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O primeiro jogador, determinado por sorteio, dá o tiro, ou seja, escolhe um número de 1 a 7 e uma letra de A a J, por exemplo F3;
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O segundo jogador deve, então, verificar se em sua cartela, no local de união entre a letra F e o número 3, há uma ficha. Se houver, ele diz qual é o número para que o jogador que deu o tiro efetue a multiplicação correspondente. Por exemplo: se em F3 houver uma ficha com o número 80, ele deve dizer 8 x 10 ou 10 x 8;
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Se acertar a multiplicação, o primeiro jogador pega para si a ficha do adversário, deixando-a ao seu lado. Se errar, o adversário fica com a ficha;
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O segundo jogador procede da mesma maneira;
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Vence quem obter o maior número de fichas.
Importante nesse jogo:
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Cada jogador tem direito a apenas um tiro.
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Quando o jogador der um tiro e não houver fichas no local escolhido, o adversário diz água e prossegue o jogo dando o seu tiro.
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A letra e o número correspondente ao tiro na água devem ser anotados numa folha à parte, para que o jogador não dê esse tiro novamente.
fonte: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/batalha-naval.html
Curiosidades:
O sinal de X, que indicamos na multiplicação, foi empregado pelo matemático inglês Guilherme Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631.