Teatro de Shakespeare

Teatro de Shakespeare

“Ser ou não ser, eis a questão.”

Esta é uma das frases muito conhecidas de
William Shakespeare , escritor e dramaturgo
inglês que tinha como tema principal em suas
obras o amor , conquistando assim o coração
de todos os apaixonados.

Shakespeare nasceu em 23 de abril de 1564 e
por incrível que pareça morreu exatamente no dia
23 de abril de 1616, portanto aos 52 anos.

Teve uma vida tranquila até os 12 anos, época em que seu pai, comerciante importante da região,
faliu, fato que o forçou a trabalhar desde cedo para
ajudar no sustento da família. Casou-se aos 18 anos
e teve uma filha, chamada Susanna e o casal de gêmeos Hamnet e Judith.

O interesse pela literatura o acompanhou desde criança e mesmo quando teve que começar a trabalhar, não deixou de estudar e iniciar suas tentativas com escritor. Sua produção literária foi intensa, e suas obras são lidas e representadas em todas as partes do mundo. A principal delas é Romeu e Julieta , escrita entre 1591 e 1595.

Importância de seu trabalho

Com seu estilo próprio e desde suas primeiras obras sempre ficou claro que ninguém tinha conseguido expor a complexidade da natureza humana de forma como fez Shakespeare. Ele conseguia traduzir os sentimentos e sensações de sua época de forma única mesclando histórias e personagens variados: reis e barões, nobreza e gente do povo, jovens amantes apaixonadas, sóbrios e bêbados.

Suas peças continuam a abordar temas universais e contemporâneos como: a paixão, ambição, o ciúmes, entre outros, por isso são representadas até hoje, nos palcos e nas telas.

Principais obras

Comédias: O Mercador de Veneza, Sonho de uma noite de verão, A Comédia dos Erros, Os dois fidalgos de Verona, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino, Megera Domada e A Tempestade.

Tragédias: Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear, Otelo e Hamlet.

Dramas Históricos: Henrique IV, Ricardo III, Henrique V, Henrique VIII.
 

Curiosidades

Quase quatro séculos após a sua morte, William Shakespeare é um dos dramaturgos mais encenados no planeta. O autor inglês escreveu cerca de 40 peças, entre tragédias, dramas históricos e comédias

Compartilhar: