Vacinação

Você já deve ter tomado muitas vacinas até agora, mas será que você sabe o que é uma vacina?

A vacina é uma substância que protege nosso corpo contra micro-organismos, como vírus e bactérias. É diferente de remédio, porque este, temos que tomar quando já estamos doentes, mas a vacina tem que ser tomada para prevenir as doenças, ou seja, para impedir que elas ocorram.

Essa prevenção é importante porque alguns desses micro-organismos agem muito rápido quando entram em nosso corpo e sua ação deve ser bloqueada bem rápido.

Mas as vacinas não servem só para isso, ajudam também à diminuir os gastos com medicamentos, pois com elas as pessoas ficam menos doentes, fazem com que os micro-organismos fiquem menos resistentes aos antibióticos, que são remédios que ajudam a combater infecções e também diminuem a velocidade de contágio de uma doença. Por isso pode ser chato tomar vacina, mas é muiiiito importante!

A maior parte das vacinas são aplicadas quando ainda somos bem pequenos, por isso é difícil de lembrar, mas como seus pais não podem esquecer, no posto de saúde é dada a eles uma carteirinha de vacinação, para acompanhar quais são necessárias em cada idade.

Do que são feitas

Por incrível que pareça, as vacinas são feitas com o próprio micro-organismo que causa a doença, mas só que eles estão mortos e só servem como uma forma do organismos perceber que algo estranho entrou nele e começar a reagir, produzindo anticorpos, ou seja, elementos de defesa do organismo.

Vários tipos de vacinas

Existem as vacinas de injeção e as vacinas de gotinha.

Também existe um tipo de vacina específico de vacina para cada micro-organismo, daí a importância de registrar na carteirinha de vacinação todas que você já tomou.

Quer conhecer as vacinas e quando são aplicadas? Então acesse o calendário de vacinação do Ministério da Saúde.

Epidemias

Quando há uma doença que ataca um grande número de pessoas em uma mesma localidade e em uma mesma época, há uma epidemia.

Algumas epidemias se propagam muito rápido, aí o governo também tem que ser rápido e iniciar a vacinação. Foi o que ocorreu com a epidemia da gripe H1N1, que ocorreu há alguns anos atrás.

Quer saber mais sobre esse tipo de gripe? Então siga este caminho!

Bem, agora que você já sabe da importância das vacinas, não tem desculpa para chorar quando for vacinado, não é mesmo?

Curiosidade

A varíola foi a primeira doença contagiosa a ser erradicada por meio da vacinação. Como as pessoas ainda não sabiam de sua importância houve uma revolta por parte da população contra a obrigatoriedade de tomá-la.

Está vendo como é importante se informar e ver a importância de novas descobertas da ciência?

Compartilhar: