Volta às Aulas

Professores

Depois do descanso merecido das férias é hora de pensar no início das aulas, afinal, quanto mais estivermos organizados, mais fácil e gratificante será o trabalho.

O planejamento inicial nos ajuda a definir as estratégias de ensino que poderão ser determinantes para o sucesso do trabalho.

Antes disso, vale algumas sugestões para reflexão:

  • Lembre-se de que os trabalhos em equipe ajudam muito o desenvolvimento de habilidades importantes como, por exemplo, a interpessoal e argumentativa;

  • Atividades diversificadas sempre ajudam na evolução do aprendizado. Ver o mesmo assunto de formas diferentes ajuda muito estabelecer relações e realmente compreender um tema;

  • O trabalho interdisciplinar favorece tanto o aluno como o professor. Com relação ao aluno, pode ajudá-lo a ter uma visão mais ampla a respeito do que está estudando e para o professor, a troca de informações com outros colegas enriquece sempre;

  • Cada vez mais a inclusão é realidade em nossas escolas e por isso é importante buscarmos informações a respeito para não ser pego de surpresa e sabermos lidar com situações desse tipo. Segue algumas indicações para leitura:

Inclusão: um guia para educadores. STAINBACK, Susan Bray ; STAINBACK, William. Porto Alegre: Artmed, 1999.

Currículo na Educação Inclusiva: entendendo esse desafio. MINETTO, Maria de Fátima. Curitiba: IBPEX, 2008.

Como os professores tem a possibilidade de se encontrar na época do planejamento, têm condições de organizar uma recepção para seus alunos, prevendo que eles irão ter muito que conversar, então é melhor deixar um espaço para que possam conversar à vontade. Sugerimos então:

Fazer cartazes de boas-vindas para colocar no pátio e quem sabe um lanche para recepção da turma ajuda a deixá-los extravazar um pouco, além de propiciar a integração com os alunos novos.

Já na sala de aula, é importante desde o início combinar com a turma as regras de trabalho que irão vigorar durante o ano. É sempre bom fazer com que os alunos participem da elaboração dessas regras, pois assim eles também se sentem responsáveis por supervisionar o cumprimento delas ao longo do ano.

Dispor as carteiras em círculos e fazer dinâmicas de grupo nos primeiros dias também ajuda bastante a diminuir a ansiedade dos alunos e fazer a integração dos veteranos com alunos novos.

As turmas de séries iniciais e educação infantil merecem um cuidado especial neste primeiro dia. Uma recepção no pátio, junto com os pais por alguns minutos ajuda a criar um clima de confiança para os que estão entrando agora na escola. Depois, fazer jogos de integração ajuda também na socialização e na estimulação de habilidades motoras. 

Depois de passada a euforia inicial, é hora de começar a falar sobre conteúdos… É muito importante, até mesmo para os alunos menores, saber o que vão aprender durante o ano, assim, na primeira aula o adequado é fazer uma explanação geral dos conteúdos, preparar para alguma metodologia diferenciada que vai utilizar, como por exemplo, terá algum passeio ou excursão diferente, um livro para leitura que seja mais difícil de encontrar ou algum evento novo na escola e também deixar clara a forma de avaliação.

Selecionamos aqui algumas sugestões de dinâmicas para você.

Dispor as carteiras em círculos e fazer dinâmicas de grupo nos primeiros dias de aula também ajuda bastante a diminuir a ansiedade dos alunos e fazer a integração dos veteranos com alunos novos. Selecionamos aqui algumas sugestões de dinâmicas para você.

Dinâmica 1: Quem falou?

  • Alunos reunidos em círculos;
  • O professor sorteia um aluno que deve, por alguns instantes, retirar-se da sala;
  • Três alunos apresentam frases verdadeiras e positivas a respeito do colega ausente;
  • Anotar frases na lousa;
  • O aluno é convidado a voltar, ler o que se encontra na lousa e tentar identificar os depoentes;
  • Acertando ou não, estes não devem ser revelados;
  • Outro aluno é escolhido para sair da sala e assim por diante;
    -Encerramento: debate colhendo a impressão e construção das características mencionadas, assim como sua influencia no grupo.

É importante prever:

  • Espaço para circulação livre dos alunos;
  • Ajudante para conduzir e ficar com o aluno fora da sala de aula por alguns instantes;
  • Bloco para escrever as frases e não usar a fala;
  • Anotar o nome do aluno “cobaia”, as frases, os depoentes e as respostas.

Dinâmica 2: Leilão

  • Cada aluno isoladamente deve, em uma folha de papel, relacionar 3 atributos pessoais e/ou  valores morais existentes e 3 desejados;
  • Reunir grupos de 3 alunos para discutir suas opiniões;
  • Cada grupo relaciona os fatores consensualmente mais utilizados;
     - O professor desenvolve um debate comparando as posições apresentadas pelos grupos;
  • Verifica se existem propostas e/ou sugestões sobre outros atributos ou valores.

É importante prever:

  • Trazer pronta uma listagem de atributos pessoais e valores morais com definição;
  • Digitar e imprimir os fatores em folha de cor amarela ou verde.

Dinâmica 3: Crachás

  • Cada aluno confecciona seu crachá escrevendo os seguintes itens: nome, gosto de ser chamado de…, fico contente sempre que…, uma situação que me deixa muito aborrecido é…, uma palavra que resume como gosto de ser tratado é…;
  • Os alunos devem circular por uns 10 min. pela sala com os crachás, para que os alunos possam ler as informações;
  • Organizar um círculo de debates onde cada aluno possa falar um pouco sobre si e sobre o outro, expresse sua impressão sobre a atividade e revele suas descobertas;

É importante prever:

  • Escrever na lousa os itens a serem respondidos;
  • Distribuir a cartolina e a caneta colorida;
  • Auxiliar para furar e colocar o barbante no crachá.
Compartilhar: